quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Começando a escala:




1-Escolha das madeiras: você pode adquirir a madeira para escalas diretamente de lojas específicas, como a Ronay(http://www.ronay.com.br/) e a Vivace(http://www.vivaceparts.blogspot.com/), ou em madeireiras. Na primeira opção(lojas específicas), a madeira escolhida já vem em blanks aparelhados, praticamente prontos, e o pedido é enviado pelos Correios ou transportadora, para qualquer parte do Brasil. Acho a melhor opção para quem quer construir somente uma ou duas guitarras, ou para quem ainda não sabe escolher muito bem a madeira. No caso da segunda opção(madeireiras), é necessário procurar pelas peças secas, e pelo corte radial. Mas, uma coisa é certa, é muito difícil (praticamente impossível) achar Maple, Jacarandá, Pau Ferro e Ébano nas madeireiras convencionais. Porém, existem madeiras brasileiras que você pode encontrar com relativa facilidade no mercado e são ótimas substitutas para as importadas e/ou raras. Eu pessoalmente já utilizei o Ipê e o Roxinho para escalas. Lembrando que, se você não tiver maquinário em casa(serra esquadrejadora, plaina desempenadeira e desengrosso), é necessário pedir para cortar e aparelhar as peças na madeireira. Com certeza vale a pena pagar um pequeno valor adicional para isso e trazer as peças já prontas.

2 comentários:

  1. procurando em algumas plantas na internt, achei algumas em que notei que o truss rod é colocado meio torto no slot feito no braço, a dúvid é como fazer esse corte no braço.

    ResponderExcluir
  2. bom dia tambem sou amante da arte das guitarras ! tenho uma duvida mas ninguem ate agora me ajudou! é o seguinte como sei o tamanho do corte certo para construçao da escala sendo que do nut ate em direçao a ponte a mesma vai aumentando existe algum gabarito?

    ResponderExcluir