sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Continuação marcação/corte slots:

2-Utilizando uma “escala gabarito”: Esse é o processo que utilizei em boa parte das escalas que fiz. Só agora vou adquirir um Mitter-Box com templates (próximo tópico), pra facilitar e agilizar a construção das escalas. O processo é o seguinte: eu adquiri um escala já com os slots cortados da Stewart MacDonald (http://www.stewmac.com/). Ela é feita por máquinas com gabaritos, portanto garantindo precisão máxima nas medidas(e pra completar eu aferi todas as marcações com o paquímetro e a tabelinha, e realmente são todos perfeitos). Então, coloco a escala de cabeça para baixo, com os slots virados em direção ao blank da nova escala “crua” e fixo com grampos. É importante deixar bem firme, para não sair nem um pouquinho do lugar.



Então, com uma lapiseira 0,5mm, insiro a ponta do grafite dentro dos slots e traço as posições. O slot tem aproximadamente 0,6mm, então o grafite não consegue escorregar para os lados, o que geralmente causa um erro. Esta técnica exige um pouco de paciência, senão o grafite se quebra e fica dentro do slot. Mas é uma boa técnica para quem tem dificuldades com as medidas da tabelinha.



Depois de marcados todos os slots, compare com a escala da stew para ver se há algum fora do lugar. Se tiver, reposicione a escala e corrija a marcação. É muito importante ser o mais preciso possível nessa parte, pois comprimento correto da escala e posicionamentos precisos dos trastes são fundamentais para que uma guitarra que afine bem.
Depois de marcadas as posições, com um esquadro trace as linhas por toda a largura da escala. Nessa parte é primordial que o lado utilizado pelo esquadro esteja totalmente reto (conforme descrito no início da seção "marcação dos slots").



Para cortar os slots nestas duas maneiras apresentadas acima é utilizada uma serra específica para isso, com corte preciso de .023”. Neste caso não adianta muito tentar improvisar uma serra, afinando uma lâmina convencional ou algo do gênero. Você pode comprar a serra para slots na Music Tools ou então importar da Stewmac ou do LMII (http://www.lmii.com/) O preço não é tão inacessível assim, vale mais a pena pagar o preço do que fazer escalas meia boca. Com a serra em mãos, utilize um esquadrejador para fazer os cortes em 90°. Apoie o mesmo lado reto que você usou para utilizar o esquadro na parede do mesmo. Neste esquadrejador utilizo a parte de cima como guia da altura do corte, mas você pode também colar um pedaço de madeira com fita dupla face na lâmina da serra, para delimitar a altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário