sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Marcação e corte dos slots:

-Marcação e corte dos slots:
Há várias maneiras de se fazer a marcação dos slots. Mas antes de começar, você precisa conferir se pelo menos um dos lados do blank da escala está perfeitamente reto. É nesse lado que você vai apoiar o esquadro. Para facilitar a visualização, faça uma seta indicando o "lado bom" do blank:






1-Manualmente, através do cálculo das medidas: use o fret calculator (http://www.stewmac.com/FretCalculator/) ou um programa semelhante para calcular as posições dos slots. Imprima a tabela com as posições, e leve para a bancada. Fixe com grampos uma régua precisa no blank da escala, e vá marcando as posições indicadas na tabela. Comece pela posição zero do nut, e vá marcando slot por slot(marque com um estilete ou algo q permita uma marcação fina e precisa), até o último traste. Importante: use sempre a distância do nut até o slot que vai ser marcado. Por exemplo: meça do nut até o primeiro slot, e marque. Depois, meça novamente do nut até o segundo slot, novamente do nut até o terceiro, e por aí vai. Se você usar a distância entre slots vai aumentar (e muito) a possibilidade de um erro. A distância entre slots é usada somente para conferência.




6 comentários:

  1. Quantas casas depois da virgula preciso usar para cortar os slots? As distancias sao numeros decimais por exemplo 36.452 . Eu posso usar apenas duas casas depoisda virgula? 36.45. Por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, pode sim, a largura dos trastes compensa essa precisão tbm, no final nem é perceptível.

      Excluir
    2. Sérgio, pode sim, a largura dos trastes compensa essa precisão tbm, no final nem é perceptível.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Obrigado pela atenção. É em relação ao serrote, qual espessura da lâmina devo usar? Tenho um serrote 0,6 mas o traste entra apertado demais. Quase não entra

      Excluir
  2. Quantas casas depois da virgula preciso usar para cortar os slots? As distancias sao numeros decimais por exemplo 36.452 . Eu posso usar apenas duas casas depoisda virgula? 36.45. Por exemplo?

    ResponderExcluir